domingo, janeiro 31, 2016

Primeiro jogo: entre boas impressões e 'alertas'

Recém chegado ao clube, Ciro marcou 3 gols em sua estreia oficial no Remo. Foto: Divulgação/Clube do Remo

Cinco caras novas. João Victor, Michel, Arthur, Marco Goiano e Ciro. Arthur foi quem mais sentiu a falta de ritmo de jogo e entrosamento. Marco Goiano só foi vencido pelo cansaço. Mas foi Ciro quem mais se destacou, dono de três dos cinco gols remistas sobre o valente Águia, que logo aos 3 minutos surpreendeu o Remo com Valdanes, que livre de marcação aproveitou cruzamento vindo da direita.

Aliás, a defesa remista merecerá atenção especial do técnico Leston Junior. Durante o todo o jogo o setor esteve exposto aos contra-ataques sempre perigosos do time de Marabá. Isso se deu devido as subidas dos laterais e a lacuna que existia no primeiro tempo entre o meio campo e o ataque, uma vez que Eduardo Ramos se manteve mais adiantado, bem mais próximo aos atacantes que de costume. Esse problema foi, inicialmente, corrigido somente quando os volantes subiram a linha de marcação, já em meados da etapa inicial, se aproximando do ataque e freando as investidas do Águia.

No segundo tempo, no entanto, Leston colocou em campo Léo Paraíba no lugar de Arthur, um atacante no lugar de um volante. Novamente a defesa foi exposta, mas dessa vez também o meio, uma vez que havia um marcador a menos para evitar os contra-ataques antes que a bola atravessasse o campo de ataque remista.

ER10 foi o melhor jogador da partida. Criou, 
fez gol e ainda reviveu bons tempos ao lado 
de Ciro. Foto: Diário Pará
A contrapartida se deu no ataque. Desde o inicio de jogo o Remo pressionou o Águia, sem mandando ao ataque pelas laterias, especialmente pela direita, explorando os lançamentos ou troca de passes, a partir de Eduardo Ramos na boca da area até achar Ciro e Marco Goiano ou, ainda, a partir de Goiano achando Ramos e Ciro. As finalizações, no entanto, se perderam em sua maioria pela linha de fundo, tendo Bruno Colaço feito 2 ou 3 defesas, no máximo.

E assim, já por volta dos 35 minutos do primeiro tempo, o empate remista só viria em um pênalti mal assinalado por Dewson Freitas, que Eduardo Ramos converteu. O 'duelo' bola na mão versus mão na bola ainda teria um novo episódio e mais um erro cometido pelo árbitro da partida no segundo tempo, dessa vez em favor do Águia, que Flamel converteu. Nessa altura, porém, o Remo já vencia por 4 a 2. 

A dúvida sobre como funcionaria o meio de campo quando Léo Paraíba entrou no lugar de Arthur foi sanada já nos primeiros minutos. Eduardo Ramos recuou jogando mais centralizado ora mais próximo a Chico, ora mais perto a Marco Goiano, deixando a frente Paraíba e Ciro.

Aos 12 minutos o placar marcava 3 a 1. Leston só mexeria no time novamente aos 28 minutos quando o Águia apertou o placar e sacou Goiano colocando o volante Alisson. Era claramente uma tentativa de proteger o setor defensivo. 

Logo em seguida, Ciro marcaria seu terceiro gol no jogo, o quinto do leão azulino em tabela com Eduardo Ramos, o que já havia ocorrido no segundo tento marcado pelo atacante, relembrando a dobradinha que a dupla fez no Sport Recife em 2010. O atacante, que nem jogaria no Remo dependesse apenas da vontade de seus empresários, quase marcou mais um e terminou o jogo se arrastando em campo devido a câimbras.

5 a 3. Remo termina a primeira rodada na liderança do grupo A1 da Taça Cidade de Belém. Termina a primeira rodada deixando uma boa impressão, especialmente, no ataque e a necessidade de se proteger melhor. Encerra a primeira partida com a impressão de que acertou nas contratações que fez. Mas é apenas o primeiro jogo oficial do ano, a caminhada é o longa, a serie C do Brasileirão só começa daqui alguns meses e como bom mineiro Leston Junior sabe que cautela e canja de galinha não se dispensam.

Veja os gols da vitória do Remo sobre o Águia na estreia do Parazão 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário